domingo, 6 de março de 2011

Repensando o Advogado... (Com excertos de "As Misérias do Processo Penal" de Francesco Carnelutti) Continunação...

Os debates intermináveis com pessoas que vêm o advogado pelos olhos de um estereótipo serão ainda mais acirrados agora. Alguns desses dirão: “Mas você defenderia alguém, mesmo se soubesse que ele é culpado?” Eu penso na minha resposta e não tenho certeza se diria sim... Não pense você leitor que vejo a advocacia com poesia, não. É triste também ser advogado criminalista, estar sempre compartilhando as tristezas e desventuras dos homens, tornando-se parte de suas vidas, mesmo que por um espaço de tempo, enquanto corre o processo penal... Prefiro pensar em alguns casos, no cliente que representa um direito: E como advogado devo defender direitos. Mas é esta a experiência que mais enaltece a alma, a de pedir, suplicar, de não ser soberbo. Engana-se o bacharelando que como advogado será sempre querido ou estará sempre nos mais altos lugares... O orgulho é diametralmente oposto ao ofício do advogado. Não há como conciliar  as duas coisas... "O maior dos advogados sabe não poder nada à frente do menor dos juízes"...
Quero reiterar a minha opinião, a respeito das críticas ao advogado, dizendo ainda que realmente há advogados inescrupulosos, mentirosos e interesseiros, mas não se pode julgar uma profissão tão bonita e importante pela minoria que tem mau caráter...
"Advocatus, vocatus ad"... Um dia você vai precisar  de um! 
Ei, acho que agora fui advogado do diabo hein?!

18 comentários:

Unknown disse...

Olá Thayrone!!! Bom dia...
Muito bem colocada a sua opinião referente ao cargo que vc irá seguir. Sei o quanto nossa "discursão" trouxe algumas dúvidas pra vc. Pois bem, vc disse que todos tem direito à defesa, não é? Concordo plenamente com essa afirmação, pois "Todos são inocentes até q se prove o contrario". Mas pergunto: "VC DEFENDERIA UM ASSASSINO DE UM PARENTE SEU, MESMO SABENDO Q ELE É CULPADO?". "VC DEFENDERIA UM ESTRUPADOR Q APROVEITOU DE SUA IRMÃ OU MÃE, MESMO SABENDO Q ELA É CULPADO?". Essa foi a idéia a qual coloquei pra vc, alegando que os advogados (alguns) são comprados pelos "culpados" para mentir perante a Justiça. Ou vc vai me dizer q não envolve dinheiro nessa máfia?! É lógico q sim!!!
Não sou contra o advogado que defende o direito do cidadão, mas sou contra àquele que mentem, mesmo sabendo que o seu cliente é culpado de um ato, até mesmo assustador.

Unknown disse...

continuando...
Todos tem direito à defesa, mas quando essa defesa é usada com dignidade, lealdade, e principalmente, VERDADE.
Não consigo imaginar um "servo do Senhor" mentindo perante uma autoridade da Justiça. Lembro-me que relatei aquele caso mostrado no filme: O mentiroso. Como será q o advogado se sente qdo vence uma causa, mesmo sabendo que mentiu para poder ganhá-la? Eu não queria estar na pele dele...
Não sou contra a sua profissao amigo, mas sou contra usar a mentira e o mau caratismo para vencer uma batalha, tudo por dinheiro.
Medite em João 8.44
"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira"
Pense nisso!!!!

Thayrone Kleber disse...

Começamos de novo Rafa!!! kkkkk!
Pois bem, defender alguém que cometeu crime contra alguém da minha família é algo impossível em matéria de Direito, já que todos envolvidos no processo devem ser impessoais com ele e com o acusado; Um processo judicial deve ser conduzido sem paixões, sem ligamento pessoal. E sobre a mentira de que você fala essa não é a essência da advocacia: A essência de ser advogado é a persistência, o não desistir do cliente. Mentir é para o advogado ruim e mau catáter, que por ser orgulhoso e soberbo ( e eu falo disso no post) leva seus vícios pessoais para o processo, e o pior deles é o não saber perder...
Acho que só nos entendemos por aqui não é!?
Abraços, fica na paz!

PS: Ei, tu não vai postar nada no teu blog não é??? Tô esperando!

Unknown disse...

Pois é amigo... Começamos de novo!!!
Vc sabe mto bem q essa tal "essência" a qual vc se refere, não funciona muito bem! A mentira no meio da advocacia prevalece. O q vc ia falar, sabendo que uma assassina, matou seus próprios pais, por exemplo? Ia dizer q ela estava com raiva dos pais e por isso os matou? Ou dizer simplesmente que não foi ela?
Em relação a impessoalidade, realmente não sabia!!! Mas se fosse possível, acho qe todos os advogados desestiria da função... Ou seria apenas da parte da acusação, não é?
E em relação às Postagens, boa ideia a sua de procurar argumentos com terceiros. Boa influência!!! Cuidado para não virar marionetes!!!! kkkkkkkkkkkkk

Olha não fica com raiva tá!!!
Vc sabe q és meu mano!!!
Fuca na Paz

Marina Jacinto disse...

Ai meu Deus...Vcs são 1 saco mermo!!!!!!Vão assistir pokemon q eh melhor p todo mundo...hauhauhauhauah
Bjos, amo os 2!!!!!!

Thayrone Kleber disse...

As coisas mais simples são as mais difíceis de entender... Não adianta discutir Direito com quem não entende de Direito, infelizmente.

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Só vc "mermo" né Marina. Pra cortar nosso barato...
Nossas opiniões devem ser expostas e defendidas com defesas prórpias e não copiadas como fez seu namorado!!!! kkkkkkkk
Desculpa ai mas sou realisata viu!!!!rsrs
E vc Marina, é contra ou a favor...
Eita, esqueci q vc apoia tudo o que seu namorado faz né!? Então descarto a pergunta!!!
Bjão

Marina Jacinto disse...

sou namorada babona sim, mas não vou me meter nessa ñ!E ah, soh ñ concordei c a história de q p dar opimião vc nao pode se apoiar nos outros. Qdo vc fala por falar, seus argumentos são mais frágeis...vc precisa sim de embasamento teórico p defender uma causa...vc usou um trecho da bíblia, rafael...
To fora,viu?

Unknown disse...

Pois é!!!!
Se entender de Direito eh esconder a verdade e/ou usar a mentira. Prefiro ser uma analfabeto!!!
Mas sei de uma coisa querido....
.... A verdade dói!!!!

Thayrone Kleber disse...

Amigo Rafael, gostaria de explicar melhor, já que você insiste em atacar pessoalmente, ao invés de ler e tentar compreender que aquilo que estou dizendo é verdade...
Me chamar de "marionete" ou dizer que minhas opiniôes são copiadas éapenas uma forma de mostrar o seu despreparo para debater grandes temas e que mesmo sem conhecer algo a fundo, é suficientemente ignorante para criticar. Falo daquilo que conheço,ou daquilo que me é revelado. Não fico por aí jogando palavras ao vento e julgando os outros sem nenhum embasamento, ao contrário de você, que julga sem conhecer e se baseia naquilo que lhe disseram ou na ficção Hollywoodyana que você assistiu... Faça-me o favor!
PS: Se quiser comentar, evite o ataque pessoal, somos civilizados!

Marina Jacinto disse...

ai meu saco...

Unknown disse...

Amigo!!!
Não estou criticando você, ou seja, não estou levando pro lado pessoal, pois você ainda não se formou, não é!?
Pois bem, fiz inúmeras perguntas que peço humildemente que responda! Quero saber da sua versão... O que realmente você faria!!!
Falo isso, Thayrone, pois tivemos uma conversa e você mesmo disse que não queria viver na advocacia pois tem que mentir, dai preferiria ser Juiz. Está esquecido???
Não estou jogando palavras ao vento, muito menos estou desesperado. Não fico nervoso com "ataques" que me sao enviados. Revelo a minha posição em relação a advogados mentirosos e corruptos... Se vc está se doendo, não posso fazer absolutamente, nada amigo!!!
Vc se Lembra qdo iniciamos a discursão em relação aos candidatos politicos evangélicos? Pois bem, idêntico aos políticos corruptos são os advogados mentirosos que defendem um criminoso, mentindo ao seu favor!
"O diabo é o pai da mentira"
Até a próxima....

Unknown disse...

Olá Thayrone!!! Eis abaixo um texto divertido e ESCRITO por Marcos de Souza Castro (FOI ELE QUEM ESCREVEU, BLZ?):

Você já ouviu falar da fama de mentiroso de advogado?

Essa classe é considerada por todas as pesquisas feitas no mundo como constituída do pessoal mais mentiroso que existe, talvez perdendo para os políticos. Chega até a ser considerado como necessidade vital, funcional. Mentem deslavadamente.
Fazem até teatro para se melhorarem e serem mais convincentes em suas mentiras estanhadas, de forma especial os criminalistas. Sei que há muitas exceções. Em geral, creio, nem suas próprias mães acreditam neles, a não ser quando são reiteradas praticantes do meretrício em becos e alcovas iluminadas de um vermelho turvesco. Essas sim, acreditam nos filhos tanto como acreditam nas juras de amor de seus clientes sifilíticos e aidéticos.
(...)
Quem esses advogados pensam que são para ficarem mentindo por aí a torto e à direita? Eles fazem isso porque estão cansados também de ver deputados, prefeitos, vereadores, cardeais, desembargadores, delegados, juízes, governadores, presidentes, generais e marafonas chafurdando-se na lama da mentira e por isso se sentem amplamente autorizados e acobertados.

E ai Thayrone, gostou?
É só pra descontrair brother!!!

Unknown disse...

Olha eu de novo!!!!
Vim animar seu dia Thayrone, com uma piadinha engraçadinha:

Advogado Mentiroso

Aquele jovem advogado, recém-formado, montou um luxuoso escritório num prédio de alto padrão na Avenida Paulista e botou na porta uma placa dourada:
"Dr Antônio Soares - Especialista em Direito Tributário".
No 1º dia de trabalho, chegou bem cedo, vestindo o seu melhor terno, sentou-se atrás de sua escrivaninha, e ficou aguardando o primeiro cliente.
Meia hora depois batem à porta. Ele pede para a pessoa entrar e sentar-se, rapidamente apanha o telefone do gancho e começa a simular uma conversa:
- Mas é claro, Sr. Mendonça, pode ficar tranqüilo! Nós vamos ganhar essa causa! O juiz já deu parecer favorável!...
- Sei, sei... Como? Ah, os meus honorários? Não se preocupe! O senhor pode pagar os outros 50 mil na semana que vem!...
- É claro!... O que é isso, sem problemas!... O senhor me dá licença agora que eu tenho um outro cliente aguardando... Obrigado... Um abraço!
Bate o fone no gancho com força e diz:
- Bom dia, o que o senhor deseja?
- Eu vim instalar o telefone...

kkkkkkkkk
Engraçado né!!!
Valeu amigo.....

Unknown disse...

E...
Quase ia me esquecendo!!!

Não preciso usar ficções Hollywoodyanas para revelar os fatos.
Lembra de Suzane von Suzane von Richthofen, que matou os próprios pais e o advogadinho dela mandou ela chorar?
Lembra do casal Nardoni, que matou a menina Isabela?
Entre outros casos qe não são fictícios Thayrone!!!

Thayrone Kleber disse...

Eu gostaria muito de me fazer entender quando quero, Rafael... Mas, quero esclarecer mais uma vez: O advogado que mente, ou faz de tudo, até mesmo o ilegal para defender um cliente está entrando por uma caminho escabroso e sem volta, muitas vezes...Eu não terei esse tipo de procedimento, porque não acredito que mentir é a melhor solução. Mentir é para os fracos...Poderei até mesmo enfatizar a defesa, ser teatral até, mas sem mentir. Sobre minha escolha entre advocacia e magistratura, isso é algo que ainda vai me dividir por muito tempo, e espero poder estar dos dois lados, para entender melhor como se procede em cada profissão.
Sobre os casos polêmicos que você citou, gostaria que você entendesse que, de qualquer forma, pagando muito a advogados de renome ou com um defensor público, os acusados seriam defendidos, porque TODOS, tem direito a defesa e a um julgamento que lhes dê a garantia da defesa. Outra coisa importante: "Não julgue, para não ser julgado". A advocacia é uma das mais belas profissões que existem, justamente porque o maior dos Advogados é Jesus. Nós também somos criminosos, nossa recompensa seria a morte! Mas Cristo nos redimiu. Todos os dias cometemos os mesmos erros, pedimos perdão e Cristo, nosso advogado, intercede por nós nos Céus... Pense nisso: TODOS, por maior que seja o crime, o pecado, a transgressão temos direito à defesa e ao perdão. Mesmo que os homens não perdoem, porque nos sentimos "mais" do que o criminoso, Cristo, nosso advogado, nos perdoa.
Paz!

Unknown disse...

Agora estamos falando a mesma língua!!!
Desde o início de nossa discursão falei que sou contra os advogados que se vendem e mentem mesmo sabendo que o criminoso é culpado...
Vc, amigo, que entendeu mal!!!

"Meu advogado é o meu Senhor, Ele me defende do acusador. Minhas causas entreguei em suas mãos, posso descansar o meu coração"

Fica na Paz!!!

P.S: Adoro discurtir com vc!!! kkkkkkkkkkkk

Thayrone Kleber disse...

Até que enfim! Obrigado por tudo! Paz!

BlogBlogs.Com.Br